Obama: todos os países devem seguir as normas de comércio estabelecidas pelos EUA

Barack Obama
Barack Obama
Em artigo para o The Washington Post, publicado em 2 de maio, Obama tenta vender o TPP como o instrumento que manterá a hegemonia de seu país no mundo. Leia o artigo do WP em inglês aqui.

Obama: todos os países devem seguir as normas de comércio estabelecidas pelos EUA

 

“A construção de muros para se isolar da economia global somente nós priva das fantásticas possibilidades oferecidas por ela. Ao contrário, América deve escrever as normas [da economia global]. América deve decidir. Outros países devem jogar segundo as regras estabelecidas pela América e pelos seus parceiros, não ao contrário. O TPP, justamente, é o que nós permitirá fazer isso”, escreveu Obama em seu artigo para o jornal Washington Post.

“O mundo está mudando, e as regras mudam com ele. São os EUA, e não países como a China, que devem escrever essas regras”, completou o presidente norte-americano.

No início de fevereiro, em Nova Zelândia, os ministros do Comércio dos EUA, Canadá, México, Peru, Chile, Japão, Malásia, Brunei, Singapura, Vietnã, Austrália e Nova Zelândia assinaram o Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica, no âmbito do qual será criada uma zona de livre comércio.

O TPP deve ser ratificado por todos os países. Nos EUA, a ratificação deverá ser feita pelo congresso, de maioria republicana e que se posiciona contra o documento.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *